Educação pós-pandemia: Como será?
Em meados de 2020 a pandemia chegou e pegou todos de surpresa. Muitos profissionais precisaram se reinventar e aprender novas habilidades e recursos em questão de dias, e isso não foi diferente nas escolas. Os professores não tiveram tempo para aprender novas ferramentas e se adaptar ao ambiente virtual, foi preciso adaptar o universo escolar para o mundo digital de uma hora para outra. Um ano depois do início da pandemia, o mundo da educação continua contando com a internet para funcionar. Daí ao tema educação pós-pandemia – o que será que veio para ficar e o que não continuará presente no cotidiano escolar após este momento caótico? Vamos falar de algumas tendências na educação para os próximos anos!
Tecnologia na sala de aula
A tecnologia faz parte da vida das crianças e isso não é novidade para ninguém, mas a utilização desses recursos em sala de aula não era algo muito difundido no cotidiano escolar. Muitos profissionais da educação e familiares não eram adeptos ao mundo digital, por falta de hábito ou de tempo. Com os acontecimentos dos últimos meses, foi possível observar os benefícios e as facilidades que a tecnologia pode trazer. É possível transformar a tecnologia em uma poderosa aliada à educação! Com ela, é possível alcançar novas perspectivas, personalizar o ensino e proporcionar diferentes experiências de aprendizagem aos alunos. Com certeza ela veio para ficar!
Ensino Híbrido
Esta modalidade de ensino combina momentos presenciais e remotos, permitindo a personalização do ensino e uma autonomia maior dos alunos. Sabendo aliar a tecnologia com esse modelo de ensino, a tendência é que isso seja cada vez mais comum nas salas de aula brasileiras.
Cursos on-line
Pensando na formação de professores, o conceito de cursos on-line também ganhou uma nova perspectiva. Muitos profissionais ainda apresentavam certo receio ao ingressar em um processo de formação on-line, mas precisaram se render ao universo digital devido aos impedimentos provocados pela pandemia. Pensando no lado prático, fazer um curso on-line tem diversos benefícios: economia com o deslocamento, flexibilidade de horários, certificação equivalente à presencial, entre outros. Após vivenciar todas essas praticidades, muitas pessoas passaram a enxergar a aprendizagem em ambiente virtual com outros olhos, e essa é uma tendência para os próximos anos.
Cuidado maior com a saúde emocional
Uma das preocupações durante esse período de isolamento social foi a saúde emocional de alunos e professores. Pesquisas apontam que algumas consequências do isolamento são: ansiedade, falta de sono, agitação, entre outros. Tudo isso pode impactar o desempenho acadêmico das crianças e adolescentes. As escolas e professores têm um papel fundamental na vida de seus alunos, tanto na parte pedagógica quanto na questão emocional. As instituições de ensino devem pensar em práticas para cuidar do emocional de seus colaboradores para que eles possam auxiliar no cuidado emocional de seus alunos.
Com certeza a pandemia vai mudar o olhar sobre muitos aspectos da vida escolar dos jovens e adultos no Brasil, o que precisamos pensar é: como podemos agregar o que aprendemos durante os meses de isolamento ao nosso cotidiano “tradicional”? Qual estratégia será adotada para melhorar nossa prática após tudo que passamos? O que podemos tirar de tudo isso?
A vida é cheia de momentos de reflexão onde precisamos pegar nossa experiência, seja ela boa ou ruim, e tirar proveito dela da melhor forma possível.
Como se preparar para as aulas online?
Você quer transformar seu material pedagógico e deixar o visual das suas aulas incrível? Então confira a plataforma Aula Nota Dez! Lá você vai aprender a utilizar a ferramenta queridinha dos professores: o Canva! Vai aprender a montar atividades do zero, apresentações criativas, e-books, jogos interativos, certificados, lembrancinhas, panfletos, posts para redes sociais e muito mais! Depois desse curso, suas aulas não serão as mesmas!
Responses